tente identificar que tipo de texto você está lendo; verifique a ocorrência de variação linguística e analise-a; julgue a adequação do texto à situação em que ele foi empregado; procure identificar as relações entre as partes do texto, que denunciam sua estrutura; identifique as estratégias linguísticas utilizadas pelo autor; relacione o texto à cultura da época em que ele foi produzido, comparando-a com a da atualidade; Encontre termos cujo aparecimento frequente denuncia um determinado enfoque ao assunto; identifique expressões que o remetem a outro texto; localize trechos que refletem a opinião do autor; (Marcas de autoria, como expliquei em sala) identifique traços que permitem relacionar o autor a certos grupos sociais e profissionais ou a correntes ideológicas conhecidas; procure evidências que permitem extrair conclusões não explicitadas no texto; relacione textos apresentados, confrontando suas características e propriedades. posicione-se diante do texto lido, dando sua própria opinião.
Marcadores
- Abreviaturas (1)
- Acentuação Gráfica- novas regras (1)
- Adjetivo (1)
- advérbio (1)
- Barbarismo (2)
- Cacófato (1)
- Coesão Textual (1)
- Colocação Pronominal (3)
- Concordância Nominal (1)
- Concordância Verbal (1)
- Conjunção (4)
- crase (1)
- Dicas (1)
- Dissertação (1)
- Fonemas (1)
- Fuguras de Linguagem (1)
- Funções da Linguagem (2)
- Hífen (1)
- Hiperônimo e hipônimo (1)
- interjeição (1)
- Interpretação (1)
- Leitura (1)
- Letramento (1)
- Literatura (1)
- Metáfora (2)
- Neologismos (1)
- Numeral (1)
- Orações (1)
- Pleonasmo (1)
- Pontuação (3)
- Pôr e querer (1)
- Preposição (1)
- Processos de Formação das Palavras (1)
- Propostas de Redação (1)
- Reforma Ortográfica (1)
- Regência Nominal (1)
- Regência Verbal (1)
- Separação silábica (1)
- Solecismos (1)
- Tipologia Textual (1)
- tipos de textos (1)
- Verbo Haver (3)
- Vícios de linguagem (1)
terça-feira, 2 de julho de 2013
Faça uma boa interpretação de texto
EIS ALGUNS PONTOS FUNDAMENTAIS:
Marcadores:
Conjunção,
Interpretação,
Metáfora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário